Rio de Janeiro Brilho no céu intriga moradores do RJ na madrugada desta sexta

Brilho no céu intriga moradores do RJ na madrugada desta sexta

Segundo associação de observação astrônomica, brilho está relacionado à queda de meteoro

Brilho no céu intriga moradores do RJ na madrugada desta sexta

Imagem registrada por câmera da Exoss em São Sebastião (SP) conseguiu flagrar o meteoro que passou sobre o Rio

Imagem registrada por câmera da Exoss em São Sebastião (SP) conseguiu flagrar o meteoro que passou sobre o Rio

Reprodução / Exxon ORG

Um clarão no céu do Rio de Janeiro, em plena madrugada desta sexta-feira (16), deixou moradores do Estado intrigados. O fenômeno foi registrado por volta da 1h30.

Segundo a organização de observação de meteoros Exoss, cujos associados têm câmeras voltadas para o céu em todo o Brasil, um bólido (um tipo de meteoro) teria cruzado o céu da cidade. Essa espécie de meteoro cruza a atmosfera da Terra com brilho muito intenso e alta velocidade. 

A queda do corpo espacial nesta sexta-feira também pôde ser vista por associados da organização que têm câmeras no Estado de São Paulo.

Segundo um dos integrantes da Exoss, o astrônomo Marcello de Cicco, morador de Petrópolis, região serrana do Rio, o caso desta sexta é de um tipo raro.

— O caso de ontem foi raro por conta do brilho e da energia do meteoro, e também por estar tão próximo ao litoral do Rio. Eu estava sem sono, fui olhar o céu e 'vi que estava amanhecendo'. Na hora, percebi que era um bólido e comecei a entrar em contato com os outros associados.

Segundo Marcello, o bólido que cruzou o céu do Rio teria cerca de 7 kg, considerado um peso grande para meteoros, e atravessou a atmosfera com uma velocidade alta, cerca 50 mil km/h.

Ainda não é possível afirmar com certeza que se trata de um meteoro porque outros dados seriam necessários. Entretanto, para Marcello, a chance de ser de algum outro tipo de fenômeno é pequena.

— Possivelmente é um um meteoro. Pode ser lixo especial, mas tem uma pequena possibilidade.

*Colaborou Victor Sena, do R7 Rio

    Access log