Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carteira do atropelador do Rio está suspensa desde 2014

Bebê de oito meses não resistiu e é a única vítima fatal até o momento, australiano está internado em estado grave

Rio de Janeiro|Tiago Bruno, do R7*

Motorista afirma ter sofrido um ataque epilético
Motorista afirma ter sofrido um ataque epilético Motorista afirma ter sofrido um ataque epilético

Antônio de Almeida Anaquim, motorista responsável pelo atropelamento de 18 pessoas na Orla de Copacabana durante a noite de ontem (18), possuía sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa desde maio de 2014 e acumulava 14 multas, totalizando 62 pontos, segundo o Detran. No entanto, não cumpriu com a exigência de devolução da carteira.

Entre as vítimas, o bebê Maria Louise de Lurdes Azevedo, de oito meses e 26 dias, morreu. A mãe da criança, Niedja da Silva Araújo, de 23 anos, também foi atropelada e permanece internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

O motorista foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) após o acidente para exame de alcoolemia, além de outros que possam comprovar o uso de medicamente epilético, uma vez que o homem alegou ter sofrido um ataque epilético enquanto conduzia o veículo, versão que foi reforçada por uma mulher que o acompanhava no carro.

Além disso, ele alegou que não se lembra do momento do acidente e foi encontrado desacordado pelos policiais, que também não constataram sinais de embriaguez. No entanto, em nota oficial, o Detran afirmou que Antônio negou qualquer doença neurológica, inclusive epilepsia, em seus exames de validação médica durante seu processo de licenciamento como motorista.

Publicidade

A vítima mais grave que segue internada, um australiano que teve seu nome preservado, sofreu traumatismo craniano e segue internado em estado gravíssimo no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. 

O delegado Gabriel Ferrando (12°DP), responsável pela investigação, informou que enviará um ofício de notificação ao Detran devido ao fato da carteira do motorista estar suspensa. 

Publicidade

Confira na íntegra a nota emitida pelo Detran:

O Detran-RJ informa que o motorista Antonio de Almeida Anaquim, responsável pelo acidente na noite dessa quinta-feira (18.01) na orla de Copacabana, teve processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação aberto em maio de 2014. No entanto, o cidadão não cumpriu com a exigência de devolução da CNH para realização de curso de reciclagem. Por cometer uma infração de trânsito ao dirigir com a carteira suspensa, o Detran já instaurou o processo de cassação da CNH do cidadão, como determina a legislação federal de trânsito. Neste caso, o Detran esclarece que cumpriu com todo o trâmite do Código Brasileiro de Trânsito. O Detran-RJ, assim como toda a sociedade carioca, se solidariza com as vítimas deste acidente.

Publicidade

O Detran-RJ informa que pessoas com epilepsia podem ter Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, para ter a CNH validada os cidadãos precisam passar por uma avaliação neurológica. Quando apto para dirigir, o exame médico terá validade menor de acordo com a avaliação médica e o cidadão só poderá ter a CNH na categoria B (somente para carros). No caso do acidente, o motorista Antonio de Almeida Anaquim durante seu exame de validação médica negou ter qualquer doença neurológica, inclusive epilepsia.

*Sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.