Logo R7.com
RecordPlus

Centro Cultural José Bonifácio é reinaugurado nesta quarta

Localizado na Gamboa, espaço vai preservar cultura afro-brasileira

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Centro Cultural faz parte de circuito histórico da zona portuária
Centro Cultural faz parte de circuito histórico da zona portuária

A Prefeitura do Rio reinaugura nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural José Bonifácio (CCJB), na Gamboa, zona portuária do Rio. Construído no século XIX, o prédio foi restaurado pelo programa Porto Maravilha Cultural e faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. De acordo com a prefeitura, o centro tem o compromisso de preservar e valorizar a cultura afro-brasileira, que tem raízes ligadas à região portuária.

O palacete foi inaugurado em 1877 e funcionou como a primeira Escola Pública Primária da Freguesia de Santa Rita da América Latina, e foi desativado cem anos depois por conta do estado precário. Ele foi reaberto em 1994 como o Centro de Referência da Cultura Afro Brasileira.

A coordenação do centro ficará por conta da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. O CCJB faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, instituído pela prefeitura em 2011. Completam o circuito o Cais do Valongo e da Imperatriz, o Jardim Suspenso do Valongo, a Pedra do Sal, Largo do Depósito e o Cemitério dos Pretos Novos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.