Chuva forte aciona sirenes e provoca desabamento em Teresópolis (RJ)
A serra de Teresópolis (BR-116) foi interditada no km 107 e no km 93, de acordo com a concessionária EcoRioMinas
Rio de Janeiro|Do R7

A chuva forte que atingiu a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, levou ao acionamento de sirenes em áreas de risco e provocou o desabamento de um imóvel, nesta terça-feira (31).
De acordo com a Defesa Civil, sete crianças e quatro adultos ficaram desalojados em um desabamento ocorrido no bairro Pimental, nesta tarde.
A serra de Teresópolis (BR-116) foi interditada devido às chuvas no km 107, sentido Teresópolis, e no km 93, sentido Rio, por volta das 17h30, de acordo com a concessionária EcoRioMinas.
O porta-voz da PRF (Polícia Rodoviária Federal), José Hélio, disse que os motoristas devem evitar pegar a estrada. "É importante que as pessoas tenham calma e aguardem", disse em entrevista à Record TV Rio.
As autoridades pedem que a população fique atenta aos alertas via SMS e sirenes. Em caso de emergência, a orientação é ligar para 199 ou entrar em contato com a Defesa Civil via WhatsApp (21) 2742-7025.
Petrópolis
Na vizinha Petrópolis, foram registradas cinco ocorrências por conta das chuvas até o início da noite desta terça (31). Não houve registro de vítimas.
Pelas redes sociais, a concessionária Concer informou que, na BR-040, o trecho inicial da subida da serra de Petrópolis estava com lentidão por queda de barreira, no km 98, e de árvore, no km 99, interditando parcialmente o sentido Juiz de Fora. As equipes da empresa foram acionadas.
Monitoramento da Defesa Civil Estadual
O Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) acompanha as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para os municípios.
"Neste momento, é considerado alto o risco hidrológico / geológico em Teresópolis, na Região Serrana, com alerta de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Foram registrados os transbordamentos dos rios Paquequer, em Teresópolis e do Quitandinha, em Petrópolis. Houve orientação para mobilização e acionamento de sirenes nos dois municípios", informou
Previsão de chuva
A Defesa Civil Estadual confirmou que os bombeiros já atenderam 30 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o estado. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte.
