Cientistas transformam código genético do coronavírus em música
Com ajuda da tecnologia, pesquisadores conseguiram converter o momento exato que o vírus invade a célula humana em melodia
Rio de Janeiro|Igor Rodrigues, do R7*, com Record TV Rio
Com o avanço nas pesquisas e a ajuda da tecnologia, dois pesquisadores do Rio de Janeiro transformaram o código genético do novo coronavírus em música.
Os cientistas Luiz Hendrischky, do Instituto D'or, e José Alexandre Salerno, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), utilizaram um programa de computador para converter o genoma do vírus, descoberto em fevereiro, em partitura.
"A partir do momento que esse genoma foi sequenciado, as informações foram guardadas em uma sequência de letrinhas. E o que conseguimos, a partir dessa sequência de letras, foi pedir para que este software transformasse a proteína do vírus em notas musicais", explicou Sarleno.
Segundo Hendrischky, o resultado da pesquisa surpreendeu, já que outros experimentos não haviam chegado em um som que se parecesse com uma música. No caso do coronavírus, há uma melodia e um tom sombrio.
Outro detalhe curioso é que o código usado para criar a melodia foi o do momento exato em que o vírus invade a célula humana.
Assista ao vídeo:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira