Ramal Saracuruna fechou às 16h de quinta (20)
ReproduçãoA circulação do ramal Saracuruna da SuperVia segue interditada na manhã desta sexta-feira (21), após uma queda de energia afetar o serviço na tarde de quinta (20). De acordo com a concessionária, às 9h30 ainda estavam suspensos os trechos entre Central do Brasil e Gramacho, Gramacho e Saracuruna e as estações Vila Inhomirim e Guapimirim.
Por causa da suspensão, todas as estações a partir de Manguinhos, na zona norte, continuam fechadas. Apenas as estações Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã e Triagem estão abertas na linha por se tratar de estações de integração com outros ramais.
A falha na energia foi causada por um cabo de rede aérea partido, na altura da estação Penha, na zona norte. O serviço foi interrompido por volta das 16h.
A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias do caso.
A Agência Reguladora informou que acompanha o trabalho de manutenção e que enviou uma equipe técnica ao local.
Saída do presidente
Durante o caos provocado pela interrupção do ramal Saracuruna, a SuperVia anunciou a saída do diretor-presidente da concessionária que administra o serviço ferroviário.
A saída de Antonio Carlos Sanches, diretor-presidente da SuperVia desde 2019, ocorre em meio a uma indefinição sobre a concessão do serviço ferroviário.
Recentemente, uma reunião entre representantes da empresa e do governo estadual terminou sem acordo. Em abril, o grupo responsável pela concessão chegou a informar que entregaria a operação, sob a alegação de desequilíbrio financeiro.
Sanches deixa o cargo a partir de sexta (21), para se dedicar a projetos pessoais, segundo a empresa. O novo presidente ainda será anunciado.
O sistema ferroviário do Rio tem 270 km de extensão e atende 12 municípios da região metropolitana. Atualmente, os trens transportam cerca de 350 mil passageiros.