Coronavírus: Polícia Civil suspende atendimento em delegacia
Atendimento presencial em todas as delegacias do Estado estão suspensos por 15 dias, a não ser casos de emergências; registros serão feitos online
Rio de Janeiro|Igor Rodrigues, do R7*
A Polícia Civil decidiu suspender nesta segunda-feira (16) o atendimento presencial em todas as suas delegacias do Estado por 15 dias. A medida é uma contenção para o novo coronavírus. Apesar da medida, casos de emergência como homicídios, prisões em flagrantes e roubo de veículos continuarão a ser atendidos, demais registros serão realizados pela delegacia online.
Ainda segundo a polícia, os setores administrativos funcionarão em trabalho remoto, através de ferramentas de tecnologia da informação. Além destes, policiais que tem idade superior a 60 anos, portadores de doenças cardíacas ou pulmonares, portadores de doenças tratadas com medicamentos imunodepressores, quimioterápicos ou diabéticos e transplantados também realizarão trabalho remoto. Houve também o cancelamento de todos os seminários, eventos e palestras no prazo de 15 dias.
Outros órgãos
Outros órgãos também estão adotando medidas para conter a disseminação do vírus. O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª região) suspendeu expediente no tribunal e na primeira instância do Rio do dia 16 ao dia 29/03, porém manterá os plantões. A medida foi determinada pelo presidente Reis Friede, pelo vice-presidente Messod Azulay e pelo corregedor regional Luiz Paulo Silva Araújo Filho.
Já o Disque Denúncia informou em nota que seguirá as recomendações das autoridades da área da saúde e reduziu, a partir desta segunda-feira (16) o efetivo diário de funcionários, que trabalharão em esquema de escala, visando diminuir o risco de propagação do coronavírus. As denúncias seguem sendo feitas pelo telefone ou aplicativo, e em caso de emergência, o órgão orienta ligar para o 190, telefone da Polícia Militar.
Leia também
As empresas de transporte público também estão em esquema de contenção do vírus, em nota a SuperVia informou que desde o último sábado (14) tem feito a desinfecção dos trens. São 24 profissionais a mais por dia, aplicando álcool líquido 70 em bagageiros, balaústres e nas alças pega-mão, enquanto os trens estão vazios e com as portas abertas. Eles utilizam luvas e são orientados sobre formas de prevenção de contágio. O MetrôRio também informou que também reforçou limpeza nos trens e estações, além de fazer informes educativos a população.
A CCR Barcas também adota medidas de prevenção. As embarcações com sistema de ar-condicionado estão navegando com as portas abertas, ação que foi aprovada pela Capitania dos Portos. Além disso, a concessionária instalou dispensers com álcool gel a 70% nas estações e informa, por meio de locuções e cartazes nos terminais, e de um banner no site da empresa, as ações contra a propagação do vírus. Além disso, os colaboradores foram todos treinados pelo Departamento Médico da empresa.
Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa