Coronavírus: prefeitura determina suspensão de 4 linhas do BRT no Rio
Medida foi tomada para conter avanço do número de casos da Covid-19; gratuidade para estudantes da rede municipal também foi suspensa
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
A SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) suspendeu o serviço de quatro linhas do BRT que têm como destino o Terminal Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A medida começa a valer a partir deste sábado (21) com objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na capital fluminense, onde há 55 registros de pacientes com a Covid-19 - e 65 no Estado.
RJ tem terceiro caso suspeito de morte por novo coronavírus
A determinação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (20). Por tempo indeterminado, a Prefeitura do Rio interrompeu a circulação das linhas 21A (Recreio Shopping x Jardim Oceânico), 40 (Madureira x Jardim Oceânico - Expresso), 53 (Sulacap x Jardim Oceânico - Expresso) e 25 (Mato Alto x Jardim Oceânico - Semiexpresso).
De acordo com as autoridades, a decisão foi tomada devido ao grande número de passageiros que chegam de metrô ao Terminal Jardim Oceânico, gerando aglomeração no local.
Leia também
Em nota, o Consórcio BRT informou que as medidas emergenciais provocaram alterações no corredor Transoeste.
A resolução prevê a criação, também em caráter temporário, dos serviços: 40 – Madureira x Alvorada (expresso) e 25 – Mato Alto x Alvorada (parador).
Para chegar ao terminal Jardim Oceânico, a opção do passageiro será a linha 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico – Parador). Já para sair do terminal Alvorada em direção ao Recreio (estações Paradoras), há o serviço 25 (Mato Alto x Alvorada – Parador).
Gratuidade para estudantes
Outra determinação publicada foi a suspensão da gratuidade nos transportes para os alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas municipais, devido ao cancelamento temporários das aulas.
Veículos de carga
A prefeitura também suspendeu as restrições dos veículos de carga, para que consiga manter o abastecimento da cidade. Os caminhões não terão mais limitações para circular a partir desta sexta-feira (20).
*Estagiária do R7, sob uspervisão de Bruna Oliveira