Covid-19: RJ anuncia parceria com aplicativo para triplicar testagem
De acordo com o governo estadual, acordo pretende ampliar de 300 para 1.000 exames diários em posto do Detran na zona sul da capital
Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*
A SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) assinou uma parceria com o aplicativo Dados do Bem que promete triplicar o número de testes para covid-19 oferecidos pelo Estado.
De acordo com a secretaria, hoje, são realizados 300 exames por dia no posto do Detran do Largo do Machado, na zona sul. Com a parceria, a ideia é aumentar para 1.000 testagens diárias.
O Dados do Bem é um aplicativo que permite a marcação e a realização de exames, além do mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro.
Os resultados vão auxiliar o governo estadual a tomar decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.
Aplicativo
No aplicativo, o usuário preenche um cadastro, responde um questionário com perguntas sobre sintomas associados ao novo coronavírus. Caso as respostas indiquem alta probabilidade de covid-19, a pessoa é chamada para a realização dos testes imunosorológicos.
O aplicativo Dados do Bem está disponível gratuitamente para Android e iOS. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.
Treinamento de profissionais
O acordo inclui também o treinamento de profissionais a partir de terça-feira (7). A meta é chegar a 800 testes por dia já na segunda semana e mil por dia, ainda neste mês.
Informações sobre a operação na capital
Na cidade do Rio, os testes serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado. A tenda vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem.
É necessário levar o celular com o voucher (QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.
Municípios fluminenses, como Niterói, na Região Metropolitana, Campos e Macaé, no Norte do Estado, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira