Covid-19: RJ anuncia parceria com aplicativo para triplicar testagem

De acordo com o governo estadual, acordo pretende ampliar de 300  para 1.000 exames diários em posto do Detran na zona sul da capital

Com Dados do Bem serão feitos mil testes diários

Com Dados do Bem serão feitos mil testes diários

Divulgação/Dados do Bem

A SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) assinou uma parceria com o aplicativo Dados do Bem que promete triplicar o número de testes para covid-19 oferecidos pelo Estado.

De acordo com a secretaria, hoje, são realizados 300 exames por dia no posto do Detran do Largo do Machado, na zona sul. Com a parceria, a ideia é aumentar para 1.000 testagens diárias.

O Dados do Bem é um aplicativo que permite a marcação e a realização de exames, além do mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro.

Os resultados vão auxiliar o governo estadual a tomar decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

Aplicativo

No aplicativo, o usuário preenche um cadastro, responde um questionário com perguntas sobre sintomas associados ao novo coronavírus. Caso as respostas indiquem alta probabilidade de covid-19, a pessoa é chamada para a realização dos testes imunosorológicos.

O aplicativo Dados do Bem está disponível gratuitamente para Android e iOS. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. 

Treinamento de profissionais

O acordo inclui também o treinamento de profissionais a partir de terça-feira (7). A meta é chegar a 800 testes por dia já na segunda semana e mil por dia, ainda neste mês.

Informações sobre a operação na capital

Na cidade do Rio, os testes serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado. A tenda vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem.

É necessário levar o celular com o voucher (QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

Municípios fluminenses, como Niterói, na Região Metropolitana, Campos e Macaé, no Norte do Estado,  e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo. 

*Sob supervisão de Bruna Oliveira