Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crivella entrega obra de contenção de encosta na zona oeste do Rio

Em abril, 120 toneladas de rocha caíram de encosta no Itanhangá e bloquearam pista; estrada da Barra da Tijuca foi liberada nesta manhã

Rio de Janeiro|Do R7

Obra foi entregue na manhã desta sexta (26)
Obra foi entregue na manhã desta sexta (26) Obra foi entregue na manhã desta sexta (26)

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), entregou nesta sexta-feira (26) a obra de contenção de encosta da estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá, zona oeste da cidade. Com a entrega, o trânsito da via, que há seis meses funcionava em meia pista, foi totalmente liberado.

As obras começaram em abril, quando 120 toneladas de rocha despencaram da encosta e bloquearam a pista. De acordo com a prefeitura, o trabalho emergencial, seguido do trabalho preventivo, foi realizado pela Geo-Rio.

Leia também

Durante a entrega, Crivella falou sobre como foi feito o trabalho de contenção no local. “Fizemos essa obra dentro das mais rigorosas especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essas rochas estavam soltas e foram amarradas, seladas e escoradas. Mais embaixo, temos uma tela de aço que resiste a pedras e que faz mais uma linha de proteção. É uma obra segura”.

Segundo a prefeitura, a obra custou R$ 1,9 milhão e, durante o trabalho, foram removidas outras 300 toneladas de rocha. Os técnicos e operários fizeram a contenção com concreto, chumbadores e telas de aço. Durante a obra, os técnicos identificaram que haveria o risco de rolar uma pedra dez vezes maior e mais pesada do que a que se soltou em abril e, assim, ocorrer uma tragédia, caso não fosse feito o trabalho de prevenção. Geólogos e alpinistas fizeram o mapeamento da encosta e localizaram os pontos mais importantes para a ação dos engenheiros.

Os operários retiraram da encosta centenas de pedras e lascas menores, com pesos que variavam de um a 500 quilos. As maiores foram quebradas e revestidas por malhas de aço fixadas por vergalhões revestidos por tubos de PVC. O objetivo de instalar esses grampos com uma capa foi necessário para evitar a sua oxidação e, assim, aumentar exponencialmente a durabilidade da obra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.