Crivella prorroga medidas restritivas no Rio por mais sete dias
Decreto que terminaria ontem (18), será estendido até a próxima segunda-feira (25); Segundo prefeito, medidas reduziram taxa de contaminação
Rio de Janeiro|Do R7
O prefeito Marcelo Crivella anunciou, nesta terça-feira (19), que vai estender por mais sete dias as medidas restritivas e os bloqueios em 11 bairros do município para conter o avanço do novo coronavírus. A decisão deve entrar em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município.
Dois terços das favelas estão a menos de 2 quilômetros de hospitais
Segundo o prefeito, houve uma redução na curva de contágio na cidade, o que seria um reflexo das medidas restritivas.
“Nós estamos animados, porque a nossa curva de velocidade de contágio caiu para 0.039, estava 0.06 antes - lembrando que países da Europa só caíram assim com lockdown total. E nós fizemos aqui medidas ponderadas, a indústria não parou, alguns serviços e o comércio, mantidos os essenciais, não pararam. As nossas medidas, tentando preservar o máximo que podíamos da economia, mas sem colocar em risco as vidas, fizeram com que a curva de contágio fosse caindo e estivesse hoje no nível que está.”
Crivella fez o anúncio durante a inauguração de um tomógrafo instalado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio. A unidade médica atende cerca de 12 mil pacientes por mês e, com o equipamento, os diagnósticos de covid-19 podem ser realizados de forma precoce.
“Com aquela pneumonia crescendo, mas sendo diagnosticadas rapidamente, tratadas e internadas, vão derrotar esse vírus para curtir a vida com suas famílias”, disse o prefeito.