Deputados pedem cassação de parlamentar que denunciou Witzel
Márcio Pacheco, Bruno Dauaire e Sérgio Louback protocolaram pedido à Mesa Diretora da Alerj; Renata Souza (PSOL) diz que sofre perseguição
Rio de Janeiro|Lucas França, do R7*
Deputados do PSC (Partido Social Cristão) protocolaram, na quinta-feira (9), o pedido de cassação da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), deputada Renata Souza (PSOL).
Leia mais: Projeto na Maré coloca aviso em teto de unidade: "Escola. Não atire."
Márcio Pacheco, Bruno Dauaire e Sérgio Louback protocolaram o pedido à Mesa Diretora da Alerj e alegaram quebra de decoro parlamentar por parte de Renata, que, de acordo com eles, teria utilizado uma ideia pessoal para denunciar o governador Wilson Witzel (PSC) à ONU (Organização das Nações Unidas) e à OEA (Organização dos Estados Americanos).
A denúncia da Comissão de Direitos Humanos, de acordo com Alerj, informou que desde a campanha eleitoral, Witzel fala em "abater criminosos" com atiradores de elite.
Além disso, o documento também aborda o sobrevoo de helicóptero do governador em uma operação da Polícia Civil em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado, no sábado (4). Durante a ação, agentes que dispararam para baixo, de dentro da aeronave, teriam acertado uma tenda de oração evangélica.
Renata Souza afirmou que sofre perseguição pelo governador e pela base parlamentar do PSC na Assembleia.
“Sem dúvida é uma tentativa de intimidação. Com esse pedido de cassação do meu mandato, Witzel demonstra que não quer ser fiscalizado pelo poder legislativo”, disse Renata.
Leia também
A deputada ainda disse à reportagem que, na próxima segunda-feira (13), irá se reunir com o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, para apresentar os ofícios encaminhados para a ONU e encaminhar uma denúncia de retaliação do governador Wilson Witzel contra ela.
A reportagem tentou contato com o PSC via e-mail e telefone, mas até o momento da publicação não obteve respostas.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas