Logo R7.com
RecordPlus

Diretor-presidente do Rioprevidência é exonerado após operação da Polícia Federal

A decisão do governador Cláudio Castro foi publicada no DO após Deivis Antunes entregar carta com pedido de afastamento do cargo

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Deivis assumiu a presidência da instituição em 2023 Divulgação/Rioprevidência - Arquivo

O diretor-presidente do Rioprevidência, Deivis Antunes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (23), logo após a Polícia Federal deflagrar uma operação para investigar supostas irregularidades em aplicações do fundo de pensão dos servidores do estado no Banco Master.

A decisão de afastar Deivis Antunes é do governador Cláudio Castro e já foi publicada no Diário Oficial do Rio em edição extraordinária.


Mais cedo, o então diretor-presidente entregou uma carta na qual pedia exoneração da função diante dos “acontecimentos recentes”.

Como justificativa, Deivis citou o objetivo de “assegurar a mais ampla transparência e lisura nas apurações de alegações que não encontram respaldo nos fatos”.


Ele, que está fora do país, disse no documento que já estava com férias programadas desde novembro de 2025.

Em nota, o governo do estado informou que já havia instaurado uma investigação na CGE-RJ (Controladoria Geral do Estado), em dezembro, para apurar os investimentos do Rioprevidência.


“A Tomada de Contas da CGE RJ apura eventuais e possíveis danos ao erário público, bem como eventuais e possíveis trangressões disciplinares de gestores do fundo. O Grupo de Trabalho constituído pela CGE RJ é composto por auditores de três macrofunções — Integridade, Corregedoria e Auditoria —, com objetivo de ampliar o escopo das atividades", destacou em um trecho.

Além de Deivis Antunes, a operação Barco de Papel também mirou diretores do Rioprevidência. Os policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, o fundo investiu R$ 970 milhões no Banco Master, liquidado no ano passado e alvo de investigações por suspeita de fraudes financeiras.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.