Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em artigo, Crivella aponta caminhos para enfrentamento da violência

Nos últimos 10 anos, 553 mil pessoas foram mortas em decorrência de violência intencional no Brasil, disse o prefeito do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro|Do R7

Crivella defendeu projeto que pode aumentar número de PMs nas ruas
Crivella defendeu projeto que pode aumentar número de PMs nas ruas Crivella defendeu projeto que pode aumentar número de PMs nas ruas

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apontou caminhos para o enfretamento da violência desmedida no País em um artigo publicado no jornal Correio Braziliense nesta quinta-feira (27).

No texto, Crivella destaca que o aumento da criminalidade atingiu índices alarmantes. Nos últimos 10 anos, 553 mil pessoas foram mortas em decorrência de violência intencional no Brasil. A Segurança Pública, por sua vez, tem trabalhado com um quadro de policiais nas ruas do País cada vez mais escasso.

“No Estado do Rio, a situação é ainda mais grave: metade do efetivo está longe do policiamento ostensivo, exercendo funções burocráticas ou afastado por diversas razões. Somente em solo fluminense, são 22 mil policiais desviados da função primordial de garantir a segurança da população”.

Para Crivella, não somente os novos gestores dos governos federal e estadual, que assumem em 2019, têm a oportunidade de mudar o atual cenário, como também o Poder Legislativo.

Publicidade

“A Câmara dos Deputados tem grande oportunidade de, a curto prazo, reverter esse quadro: projeto de minha autoria, já chancelado pelo Senado, dá aos governadores dos estados e do Distrito Federal a prerrogativa de convocar os militares de suas corporações que estejam inativos até cinco anos, em caso de ‘grave perturbação da ordem ou de iminência de sua irrupção’”.

O prefeito do Rio explicou que os convocados poderiam exercer funções de assessoramento e administrativas e, desta forma, liberar o atual contingente para o trabalho nas ruas.

Publicidade

Para ele, o projeto é vantajoso especialmente por aproveitar a experiência destes profissionais, além de ser de baixo custo, isto porque os servidores já remunerados pelos cofres públicos. 

"O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, agora sob o número 5045/2005, encontra-se na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Caso seja aprovado, sem as mudanças previstas em substitutivo apresentado por parlamentares em outras comissões, poderá ser sancionado pelo presidente da República. É chegado o momento de atualizar a legislação para reforçar o pacto federativo a dar aos comandantes dos Executivos estaduais e do DF instrumentos que ampliem as ações de segurança pública. Com a palavra, o Congresso Nacional".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.