Em busca de um novo amor, urso Zé Colméia trata depressão em zoo do Rio
Vivendo um cotidiano solitário, ele toma medicamentos contra a ansiedade diariamente
Rio de Janeiro|Do R7

Até os ursos estão à procura do amor. Que o diga o Zé Colméia, morador do jardim zoológico do Rio de Janeiro, na zona norte do Rio. Depois de passar anos vivendo em um cativeiro, ele foi resgatado e, em 2009, levado para a nova casa. Em 2013, a companheira dele morreu e desde então Zé permanece solitário. Com 16 anos, medindo 2,5m de altura e pesando 150 kg, o urso toma remédios diariamente contra a ansiedade.
De acordo com a veterinária do zoológico, Denise Pan, Zé Colméia passou por três anos trancado em uma jaula de um circo. Ela afirmou que, quando o urso chegou ao Rio, pesava 100 kg a menos, e que o período de maus tratos gerou seqüelas no animal.
O enfermeiro Eduardo dos Santos esconde, uma vez ao dia, dois comprimidos do medicamento em uma banana para auxiliar no tratamento do bichinho. Muito dócil, ele retira com cuidado a fruta das mãos de Eduardo, que afirma ser fundamental essa interação diária com o urso.
— É necessário pra passar confiança para ele e dar o remédio sem ter que ser injetável. Ele come tranqüilo.
Denise afirmou que desde a morte de Trina, a antiga companheira de Zé, o bichinho se sente muito sozinho, mas já está pronto para um novo amor.
A expectativa dos visitantes do zoológico é grande para isso. Quem também está esperando pela nova namorada do Zé Colméia é Eduardo, que diz entender o mau humor do amigo urso.
— Ele precisa sair da depressão.
Enquanto a companheira não chega, ele passa o dia se refrescando na piscina e comendo frutas frescas.
Veja o vídeo:















