Em protesto à interdição do Aterro Sanitário de Magé, na Baixada Fluminense, o prefeito Rafael Tubarão decidiu usar um caminhão carregado de lixo para despejar todo o conteúdo em frente ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) nesta sábado (22).
Prefeito despejou lixo na porta do Inea
Reprodução/ Redes SociaisA "manifestação" foi registrada em vídeo publicado nas redes sociais de Rafael Tubarão. Ele disse que a população afetada pelo temporal do último dia (22) foi prejudicada com o fechamento do aterro sanitário às vésperas do Natal, já que não é possível realizar a coleta de lixo no município.
Em nota, o Inea informou que vai fazer um registro de ocorrência do caso na delegacia.
Segundo órgão, a interdição da operação sanitária ocorreu em razão de ter sido constatado crime ambiental. A equipe encontrou diversos fluxos de escoamento de chorume diretamente para o solo, além de um ampla área de resíduos expostos e disposição de resíduos em área não impermeabilizada.
Apesar de o prefeito de Magé alegar que o chorume transbordou por causa da chuva, o Inea afirmou que o tratamento e a destinação dos resíduos é fundamental para que não ocorra o problema.
Ainda segundo o órgão, em 2019, foi emitida uma licença de operação. Após vistorias, a prefeitura de Magé foi notificada e autuada por irregularidades.