Especialista da Fiocruz alerta para segunda onda do coronavírus no Rio
De acordo com o coordenador da Infogripe da Fiocruz, Marcelo Gomes, o aumento de novos casos, após semanas de queda, é um sinal da nova fase
Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*
Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alerta para a possibilidade de uma segunda onda de contágio do novo coronavírus no Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador da Infogripe da Fiocruz, Marcelo Gomes, o aumento de novos casos, após semanas de queda, é um sinal de uma nova fase da contaminação.
Veja também:O Vírus na Favela: assista ao vídeo exclusivo com imagens em 360º
"Como nós passamos por um surto bastante forte seguindo de várias semanas de quedas significativas, estamos vendo agora uma volta do crescimento [da doença]. Isso é um sinal que a gente pode chamar de uma segunda onda.
Em entrevista à Record TV Rio, o pesquisador também fez um alerta para pessoas que já foram infectadas pelo vírus:
"Não é carta branca quem já teve, porque a gente ainda não sabe como é o desenvolvimento do vírus pós esse momento de infecção. Então, é fundamental manter os cuidados mesmo quem já se infectou e já se curou", destaca o especialista.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro é o segundo Estado do país com mais mortes causadas pela covid-19, com quase 13 mil.
Em relação aos casos registrados da doença, o Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 157 mil.
Assista ao vídeo:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira