Espécie de tartaruga marinha ameaçada reaparece na Costa Verde do Rio de Janeiro
Animal não era observado havia mais de sete anos na região, de acordo com o Programa Tartaruga Viva
Rio de Janeiro|Do R7
Uma espécie de tartaruga marinha ameaçada foi vista em Piraquara de Fora, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
A tartaruga-de-pente não era observada havia mais de sete anos pelas equipes, de acordo com o Programa Tartaruga Viva.
O animal foi examinado e apresentava boas condições de saúde. O diagnóstico aconteceu no dia 24 de novembro.
A tartaruga-de-pente aparece na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) classificada como criticamente em perigo.
"Esta é uma espécie ameaçada. Por isso, encontrá-la nesta localidade é um grande feito. É motivo de muita comemoração e reflexão. Cada vez mais precisamos de programas como o nosso, que preservem, urgentemente, a vida marinha", disse Mônica Dias uma das coordenadoras do programa.
Sobre a espécie
De acordo com o projeto, a tartaruga-de-pente habita os mares tropicais e ocasionalmente subtropicais, dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, encontrando seu lar em recifes e costões rochosos.
Elas possuem tons marrom-amarelados, cabeça estreita e bico semelhante ao de um falcão. A espécie se alimenta de esponjas, corais e algas.
O programa
Com mais de dez anos, o Programa Tartaruga Viva é resultado de uma parceria entre a Eletronuclear e a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), para o monitoramento de tartarugas marinhas na área de influência das usinas nucleares, na baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis e Paraty.
A iniciativa realiza educação ambiental na região, coleta de dados sobre os animais, registro de ocorrência de encalhes, determinação da causa da morte de algumas espécies, além do resgate de tartarugas e atendimento veterinário aos espécimes resgatados.
O programa conta com o apoio da população, que pode acionar a equipe ao encontrar uma tartaruga marinha viva ou morta, encalhada na praia ou boiando no mar, pelo telefone 0800-204-4041.