Estado Presente será instalado no 2ª semestre, diz Cláudio Castro
Governador do RJ deu entrevista exclusiva ao Balanço Geral RJ e falou de medidas para reduzir a violência no Estado
Rio de Janeiro|Do R7
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), afirmou que vai iniciar, no segundo semestre, o programa Estado Presente, dentro das comunidades. A declaração foi feita durante entrevista ao Balanço Geral RJ, da Record TV Rio.
Durante a entrevista, Castro falou que investe em equipamentos e inteligência para obter resultados positivos em operações, mas também destacou dificuldade do Estado em ocupar as comunidades, já que o poder bélico das facções criminosas é maior que o da polícia.
“A Segurança Pública é todo um sistema que não deve considerar só as polícias Civil e Militar. As armas e drogas usadas por esses traficantes chegam pela Baía de Guanabara, pelos aeroportos, pelas estradas. Na operação do Jacarezinho, foram dez meses de investigação. A polícia entrou sabendo o que ia fazer, mas foi recebida por um poderio bélico de granada, e nem a polícia usa granada. E aí o Estado tem que usar a força.”
Para ele, a principal solução para diminuir esses conflitos é “preparar nossa polícia, processo de investigação é importante, e a parceria com outros entes é fundamental”.
“Somente asfixiando financeiramente e diminuindo a entrada de armas e drogas, a gente vai conseguir com que a polícia não enxugue gelo”, afirmou.
Queda nos homicídios
Castro disse durante a entrevista que, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgados nesta sexta-feira (21), o número de homicídios dolosos caiu 11% nos quatro primeiros meses deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado.
Segundo ele, este é o menor índice registrado desde o início da série histórica.