Estudantes ocupam IFCS da UFRJ por alimentação e em apoio à greve da Uerj
Grupo de alunos ocupou corredores do prédio nesta quarta (15)
Rio de Janeiro|Do R7

Um grupo independente de alunos do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) da UFRJ ocuparam o prédio nesta quarta (15), no centro da cidade. As atividades no instituto não foram interrompidas e os alunos transitaram somente nos corredores. Cartazes foram espalhados com as reinvidicações dos alunos, que buscam, principalmente, bandejões nos campi do centro e da Praia Vermelha, na Urca, zona sul da capital fluminense. Atualmente, o único campus da UFRJ com bandejão é o do Fundão, na Ilha do Governador, zona norte.
Em nota, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro informou que "já vem estudando uma solução para fornecer alimentação às unidades da UFRJ no Centro do Rio". Enquanto isso, está sendo planejada uma distribuição de alimentos provisória, "enquanto estão sendo elaborados os projetos de caráter definitivo".
Além da alimentação, os alunos se mobilizaram em apoio à greve da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). No manifesto "Ocupa IFCS", os estudantes se posicionam também contra o projeto de lei "escola sem partido", contra o corte da bolsa auxílio permanência, contra o corte do Bilhete Único Universitário, em apoio às ocupações das escolas estaduais, pela política de cotas raciais na pós-graduação e pela democratização da internet para todo o IFCS.
Ainda não há informações se os estudantes permanecerão no prédio durante a noite.















