Estudantes "trancam" Uerj contra uso de estacionamento por Comitê Olímpico Internacional
Movimento chama a atenção para crise pela qual passa instituição
Rio de Janeiro|Do R7*

Estudantes da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) fizeram pela quinta vez um “trancaço” na instituição de ensino, que está há quatro meses em greve e em meio a uma crise financeira. O ato aconteceu na última quarta-feira (13).
Nos atos, os estudantes vêm fechando as entradas da universidade. O protesto aconteceu depois que a reitoria informou aos estudantes que o estacionamento da instituição vai ser usado até setembro por integrantes do COI (Comitê Olímpico Internacional). Entre 5 e 21 de agosto, quando os Jogos estiverem ocorrendo, as vagas cedidas vão chegar a 885.
Nesta quinta-feira (14), a circulação dos funcionários foi livre e apenas o portão 4 foi trancado. De acordo com a universidade, os carros do comitê olímpico devem entrar por esse portão.
De acordo com uma das integrantes do grupo que fez o protesto, o movimento tem o objetivo de chamar atenção para a crise da universidade e de questionar a utilização do espaço da instituição, que não estaria recebendo atenção do Estado.
— Nós fomos informados pela reitoria de que, a partir de 13 de julho, as vagas do estacionamento da Uerj seriam cedidas ao COI até 24 de setembro. A universidade tentou obter uma contrapartida, mas não conseguiu. Esse é o quinto “trancaço” da Uerj, para denunciar o descaso com a universidade. Os salários continuam atrasados, tem professores em estágio probatório que estão sendo ameaçados de demissão.
Ainda de acordo com a estudante que participou do “trancaço”, depois que a empresa terceirizada Construir demitiu os funcionários por falta de repasses, nenhuma empresa demonstrou interesse em concorrer às licitações e a instituição está sem serviços de limpeza e conservação.
*Colaborou Victor Sena, do R7 Rio.















