Fernandinho Beira-Mar deixa presídio e vem ao Rio para ser julgado por mortes em Bangu I
Ele é suspeito de liderar rebelião que afetou bairros da cidade
Rio de Janeiro|Do R7

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, virá ao Rio para ser julgado nesta quarta-feira (13) por suspeita de liderar uma guerra entre facções dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, ocorrida em 2002. Na época, Ernaldo Pinto de Medeiros, traficante conhecido como Uê; Carlos Alberto da Costa, o Robertinho do Adeus; Wanderlei Soares, o Orelha e Elpídio Rodrigues Sabino, o Pidi, morreram durante a ação. A sessão começará às 13h, no Fórum Central. Beira-Mar está detido em Porto Velho, no estado de Rondônia.
Segundo o Tribunal de Justiça, a rebelião na penitenciária se estendeu a outros locais. Devido à violência, o comércio de alguns bairros teve que fechar as portas. De acordo com a denúncia, os suspeitos queriam assassinar os líderes de uma facção rival que cumpriam pena na unidade. Os homens foram mortos na Galeria D do presídio. Beira-Mar, que está preso na Galeria A, é investigado por usar as chaves para atravessar os portões com grades e praticar os assassinatos.
Outros cinco presos irão a júri popular pelo mesmo caso. Cláudio José de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira; Carlos Braz Victor da Silva, o Fiote; Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP; Marcos Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor e Márcio Silva de Macedo, o Gigante, serão julgados posteriormente.















