Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio de Janeiro

Esse é o 1º caso de transmissão dentro do país, já que paciente não tinha histórico de viagens, mas teve contato com estrangeiro

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio
Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio

O Ministério da Saúde recebeu notificação do segundo caso de varíola do macaco no Rio de Janeiro, neste domingo (19). Trata-se de um homem de 25 anos, morador do município de Maricá, na região metropolitana do estado. 

O paciente não tinha histórico de viagens, mas afirmou ter tido contato com estrangeiros. Ele apresenta quadro clínico estável, sem complicação.

Esse é o oitavo caso confirmado da doença no Brasil e o segundo no Rio de Janeiro. A suspeita foi confirmada pelo laboratório de enterovírus da Fiocruz, por meio do método de isolamento viral. 

O paciente contaminado está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias municipal e estadual de Saúde. 

Publicidade

No momento, dos oito casos confirmados, quatro são de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul e dois do Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, outros seis casos estão sendo investigados. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.