Firjan aponta prejuízo de R$ 388 milhões no estado do RJ com roubos de cargas em 2022
Em média, 12 casos foram registrados por dia; região metropolitana concentra cerca de 97% das ocorrências
Rio de Janeiro|Do R7
Um levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) divulgado, nesta segunda-feira (27), apontou um prejuízo de R$ 388 milhões — considerando o valor médio das mercadorias — com roubos de cargas no estado do Rio em 2022.
O estudo ressaltou que, apesar da queda nos números deste tipo de crime, foram registrados 4.239 casos no ano passado, o que representa uma média de 12 casos por dia.
A região metropolitana do Rio concentra cerca de 97% dos roubos de cargas. Mais da metade dos crimes ocorreram em dez regiões cortadas pelas rodovias BR-040 (Washington Luís), BR-101 (avenida Brasil), BR-116 (Presidente Dutra) e BR-493 (Arco Metropolitano).
Somente no entorno do Porto do Rio foram 698 casos de roubo de cargas, um aumento de 70% em comparação ao ano anterior.
Caminhão roubado nesta segunda
Nesta segunda, a Polícia Militar recuperou um caminhão de carga no Complexo do Chapadão, na zona norte, e resgatou o motorista que foi feito refém por criminosos. Na ação, dois policiais foram feridos por estilhaços durante um confronto.
A Polícia Civil investiga, ainda, o assassinato de um motorista na avenida Brasil, altura da Cidade Alta, no último sábado (25). Segundo a esposa, ele foi baleado na cabeça e teve o celular roubado, quando transportava uma carga de leite.