Floresta da Tijuca recebe 200 mudas de plantas em ação de preservação
Projeto, realizado por voluntários no Parque Lage, tem como objetivo restaurar a fauna e flora do local, além de conscientizar a população
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
A Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu 200 mudas de plantas nesta quinta-feira (24) de um grupo de voluntários. A ação, realizada no setor do Parque Lage, tem como objetivo restaurar a flora e fauna do local e conscientizar a população para a preservação da floresta.
Operação Marítima da Lei Seca no RJ registra 10 notificações
A bióloga responsável pelo projeto, Nadja Oliveira, disse que foi a primeira mobilização do ano, e que meta é plantar pelo menos mil mudas ao longo de 12 meses.
Leia também
“A gente visa conscientizar e engajar voluntários, pessoas que tenham amor pela causa, para vir plantar e fazer um pouquinho da diferença que todos querem ver no mundo”, disse.
Segundo a bióloga, todas as mudas são exclusivas de mata atlântica da região e liberadas para o plantio pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Árvores de ipês, paineiras e palmitos-juçara são algumas das espécies plantadas hoje.
Pelo menos outras quatro ações como essa devem acontecer ao longo do ano e qualquer pessoa pode se voluntariar por meio do site do Instituto Conhecer para Preservar ou Paineiras Corcovado, responsáveis pelo projeto.
Leia também: bombeiros encontram corpo de mulher sumida em tromba d'água no RJ
“As ações acontecem, geralmente, em datas especiais, como Dia Internacional da Biodiversidade e Dia Mundial Água, que ajudam a reforçar a importância da preservação com todos os voluntários e sociedade”, explicou a bióloga.
Assista: A maior floresta urbana do mundo é carioca: conheça a Floresta da Tijuca