Forças de Segurança fazem operações no Rio e em São Gonçalo
Exército e Polícia Federal participam de ação integrada em São Gonçalo; Polícia Militar está na Cidade de Deus, no Pavão-Pavãozinho e no Tabajaras
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
Agentes do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Militar realizam na manhã desta segunda-feira (15) operações no Rio de Janeiro e na região metropolitana da capital de combate ao crime organizado.
No Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, 1.070 militares das Forças Armadas e 30 policiais federais, apoiados por blindados e aeronaves, fazem cerco da área e revistas de pessoas e veículos. De acordo com o Comando Conjunto da intervenção federal no Estado, o objetivo da ação é promover a estabilização da região.
Leia também
Em nota, o comando informou ainda que algumas vias na região poderão ser interditadas e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, com restrições para aeronaves civis.
De acordo com informações publicadas em uma rede social por moradores de São Gonçalo, a operação começou por volta das 6h com um "intenso tiroteio".
"Estou sem poder sair de casa, quando achei que podia sair pra trabalhar começou o tiroteio outra vez", escreveu uma moradora.
No Rio
Na capital, as incursões para combater o crime organizado estão a cargo da Polícia Militar.
Agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) vasculham as comunidades Pavão-Pavãozinho e Tabajaras, em Copacabana, na zona sul do Rio, em busca de suspeitos, armas e drogas.
No último sábado (13), moradores da região publicaram, em redes sociais, vídeos com intensos tiroteios e um PM lotado na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Tabajaras foi baleado durante outra operação na favela.
Uma terceira ação da Polícia Militar acontece na na Cidade de Deus, zona oeste da capital. Equipes do Serviço Reservado do 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio do GAT (Grupamento de Ações Táticas), estão nas ruas da comunidade desde o início desta segunda.
A página OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio) registrou disparos na Cidade de Deus, entre as localidades conhecidas como Karatê e Quinze, por volta das 6h, e no Pavão-Pavãozinho, por volta de 4h25.
Até o momento, não há informações de presos, feridos ou apreensões.
Assista ao vídeo, divulgado pela página OTT-RJ, do tiroteio no Pavão-Pavãozinho:
*Estagiária do R7, sob supervisão de Diego Junqueira