Governo do RJ começa a distribuir doses de CoronaVac aos municípios
Vacinas foram catalogadas no centro de distribuição e vão ser entregues com apoio de caminhões e helicópteros do Estado
Rio de Janeiro|Do R7
O Governo do Rio começou a distribuir as doses da CoronaVac aos 92 municípios na manhã desta terça-feira (19). Antes da distribuição, as vacinas foram catalogadas no Centro de Distribuição da Secretaria de Estado de Saúde, em Niterói, na região metropolitana.
A operação logística conta com cinco helicópteros do estado – polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros – além de carros e caminhões que vão ajudar na distribuição. De acordo com o governo, o objetivo é fazer com que os imunizantes cheguem às cidades mais distantes no menor tempo possível.
Cinco cidades receberão o maior número de vacinas nesta primeira fase – Rio de Janeiro (capital), com 231.840 doses; São Gonçalo, 27.590; Niterói, com 23.240; Nova Iguaçu, 14.930; e São João de Meriti, 14.870.
Na primeira etapa, serão priorizados os trabalhadores de saúde, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, as pessoas com deficiência que vivem em Residências Inclusivas e a população indígena.
Ainda segundo o governo, foram definidos 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria de Estado de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis do Corpo de Bombeiros.