Rio de Janeiro Governo inicia distribuição de seringas a municípios do RJ

Governo inicia distribuição de seringas a municípios do RJ

Segundo secretário de Saúde, insumos deverão ser usados exclusivamente para vacinação contra covid-19

  • Rio de Janeiro | Do R7, com Record TV Rio

5,5 milhões de seringas serão distribuídas aos 92 municípios do RJ

5,5 milhões de seringas serão distribuídas aos 92 municípios do RJ

Reprodução/Governo do Rio de Janeiro

O Governo do Rio de Janeiro começou a enviar, neste sábado (16), 5,5 milhões de seringas descartáveis com agulha para os 92 municípios do estado. Segundo o secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves, o material será usado exclusivamente para a campanha de vacinação contra a covid-19.

De acordo com o governo, o envio do material, que está armazenado em depósito na região metropolitana, deve durar cerca de quatro dias e terá apoio da Polícia Militar, que atuará com 17 comboios fazendo escolta dos veículos da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Nesta manhã, o governador Cláudio Castro disse que já está com tudo pronto para iniciar a campanha de vacinação e que, até terça-feira (19), deve receber mais informações sobre a campanha do Ministério da Saúde.

Castro afirmou ainda que nenhum município será priorizado e que, assim que chegarem as vacinas, em até 12 horas, todos as cidades estarão abastecidas.

Vacinação

O Estado vai seguir o Plano Nacional de Imunização.  Na primeira fase, serão priorizados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades e, por isso, maior risco de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares).

A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Últimas