Guarda Municipal do Rio capacita agentes para uso de armas não-letais
De acordo com a corporação, pistolas elétricas serão utilizadas a partir deste mês; agentes da GM de Nova Friburgo também participarão de curso
Rio de Janeiro|Do R7
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza nesta semana um curso de capacitação para a utilização de armas não-letais na cidade. 60 agentes foram habilitados como instrutores para difundir as técnicas de uso dos novos equipamentos adquiridos.
De acordo com a corporação, foi feita a compra de 2.000 dispositivos, em um valor total de R$ 9.471 milhões. Os dispositivos elétricos incapacitantes, popularmente conhecidos como armas de choque, serão utilizados pelos agentes da Guarda Municipal a partir do mês de dezembro.
A capacitação vai até a próxima quinta-feira (6) e também contará com cursos para a utilização de spray de gás de pimenta.
A comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, destacou a importância dos novos equipamentos.“Trará mais segurança para os nossos guardas e certamente inibirá a prática de delitos de uma pessoa mal intencionada”.
Em nota, a Guarda Municipal do Rio informou que cerca de 4.000 agentes já possuem o treinamento para a utilização este tipo de armamento de menor potencial ofensivo.
A corporação já fez a utilização do taser (pistola de eletrochoque) entre 2009 e 2013, mas uma liminar impediu a utilização da arma e do spray de pimenta. Em abril deste ano, uma decisão da Justiça sobre uma ação civil pública do Ministério Público derrubou a antiga decisão.
Além das armas de choque e spray de pimenta, a Guarda Municipal utiliza lançadores de impacto controlado (borracha) e emissão de gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral, assim como granadas de gás lacrimogêneo.