Hospital universitário recebe 16 respiradores da Prefeitura do Rio
De acordo com diretor do Hospital Pedro Ernesto, doação de equipamentos amplia a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 em UTIs
Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*
Após a chegada de dois contêineres de equipamentos hospitalares na terça-feira (19), a Prefeitura do Rio entregou 16 novos respiradores, nesta quinta-feira (21), para o HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto), da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Veja também: Rio: ex-seguranças de traficante são presos durante festa em motel
A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Busch, afirmou que a doação permite a abertura imediata de 16 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na unidade estadual para atendimento a pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Busch também informou que o prefeito Marcelo Crivella foi a Brasília pedir ao governo federal a habilitação de 335 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.
De acordo com a Prefeitura do Rio, 726 kits com respiradores e monitores foram comprados na China ano passado, sendo que 326 já chegaram para equipar hospitais municipais.
Leia também
O diretor do HUPE, Ronaldo Damião, destacou que os novos equipamentos vão ajudar no combate ao covid-19.
"Nós temos 63 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 103 de enfermaria destinados ao enfrentamento do coronavírus. Com mais esses 16 respiradores e outros dois doados por empresários, vamos para 81 leitos de UTI", afirmou Damião.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira