Idosos que viviam na casa tinham ferimentos na pele
Divulgação/Polícia CivilUma casa de repouso clandestina onde viviam sete idosos em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, foi interditada por falta de alvará de funcionamento, licença sanitária e equipe técnica, nesta quinta-feira (15). A responsável pelo local foi presa em flagrante pela Polícia Civil por expor as vítimas ao perigo .
Dois idosos encontrados com feridas no corpo e clinicamente debilitados, inclusive com desidratação grave, foram encaminhados ao Pronto Socorro Central (São Gonçalo), no Zé Garoto.
Moradores viviam em condições insalubres na clínica
Divulgação/Polícia CivilOutros cinco apresentavam inflamações na pele devido ao uso de fraldas descartáveis, além de doença de pele que provoca coceira. Eles foram levados ao encontro de familiares e cuidadores.
A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, após uma denúncia anônima.
As denúncias sobre instituições clandestinas e maus-tratos aos idosos podem ser realizadas através da Ouvidoria da Prefeitura e do Ministério Público. A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atende pelo telefone fixo (21) 3195-5198 ramais 1115 e 1111 e mensagens podem ser enviadas através do número de whatsapp (21) 97878-4144.
Também é possível fazer as denúncias através do email ouvidoriadasaude@pmsg.gov.rj.br, portais de comunicação da Prefeitura de São Gonçalo, Ouvidoria do Ministério da Saúde ou presencialmente na Ouvidoria, que fica no G2 do Shopping São Gonçalo, em Boa Vista, na secretaria.