‘Intercâmbio do crime’: o que se sabe sobre integrante do CV suspeito de viajar para Ucrânia para ter treinamento de guerra
Além de rastrear imagens, a polícia identificou a entrada de Phillipe Marques Pinto na Europa
Rio de Janeiro|Do R7

O integrante do Comando Vermelho identificado como Phillipe Marques Pinto, de 29 anos, é investigado pela polícia por viajar para a Ucrânia com o intuito de aprender técnicas de guerra para confrontar forças de segurança do Rio de Janeiro. A suspeita é que ele ainda esteja em território ucraniano.
O serviço de inteligência da Polícia Civil identificou ao menos três entradas do suspeito na Europa, entre junho de 2023 e setembro de 2025, a partir de voos do Rio com destino a Lisboa, em Portugal.
Os investigadores também rastrearam imagens de Phillipe na Ucrânia. Em uma foto, ele aparece fortemente armado e vestindo roupa camuflada com a bandeira daquele país bordada.
Num vídeo obtido pela RECORD, o traficante surge com um fuzil AK-47 enquanto homenageia membros da facção. “Em qual parte do mundo estivermos, somos eternos soldados do Cafu”, afirmou ele.
A polícia descobriu que Phillipe seria ligado ao traficante conhecido como “Rabicó”, apontado como chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana.
O suspeito já tem anotações criminais por tráfico de drogas e deve responder também por apologia ao tráfico e associação para o tráfico. O caso está sob investigação na DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
