Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jairo fica calado em audiência; Monique chora ao falar de Henry

Padrasto do menino exigiu colhimento de provas para depor. Mãe relata trajetória de vida e diz que filho foi "presente mais lindo"

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio

A mãe de Henry Borel, Monique Medeiros, prestou depoimento em audiência realizada nesta quarta-feira (9) no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na sessão, Jairo se recusou a falar por exigir diligências. 

Monique recebeu orientação de advogado durante audiência
Monique recebeu orientação de advogado durante audiência Monique recebeu orientação de advogado durante audiência

Segundo informações obtidas pela Record TV Rio, Jairinho pediu um exame toxicológico, imagens de câmeras de segurança do Instituto Médico-Legal para onde o corpo de Henry foi encaminhado, imagens do hospital e o resultado do raio X feito na criança.

Além disso, o réu reforçou a necessidade de confronto pericial. Toda a fala de Jairo, que não foi transmitida, durou cerca de dez minutos.

"Também estou me sentindo muito mal em não falar, tenho vontade de ser interrogado; existe também a justiça de Deus, minha vida foi destruída. Para minha alta defesa e da Monique, eu preciso dessas provas", alegou Jairinho.

Publicidade

Trajetória de Monique Medeiros

Monique Medeiros iniciou o depoimento contando a história de sua vida no núcleo familiar, que, segundo ela, sempre foi saudável e repleto de "mulheres fortes". Ela afirmou que teve sua imagem "arranhada" pela mídia. 

Em seguida, abordou brevemente a trajetória profissional. Durante o relato, Monique afirmou que Jairo tinha ciúme de sua rotina de trabalho na escola em Senador Camará, na zona oeste do Rio, por não haver um bom sinal de telefone. "Ele não gostava da minha profissão", afirmou. 

Publicidade

Sobre o relacionamento com Leniel Borel, Monique Medeiros contou que ele trabalhava muito e morava em outro estado. A gravidez aconteceu depois de quatro anos de casamento, quando o marido morava no Espírito Santo.

A gravidez e a relação com Leniel

Investigada por tortura omissiva, a ré disse que teve uma gravidez tranquila, mas solitária. Ela afirmou que houve um distanciamento do casal nessa época.

Publicidade

Ao falar sobre Henry Borel, ela disse que o menino foi "o presente mais lindo que Deus pôde me dar". Na recapitulação do pós-parto e amamentação da criança, Monique chorou ao relatar as complicações que teve.

"Ele chorava muito, eu achava que não tinha leite suficiente para amamentar", comentou, emocionada. A professora ressaltou que ela e o filho sempre foram muito próximos.

Leniel Borel organizou um protesto em frente ao TJ-RJ
Leniel Borel organizou um protesto em frente ao TJ-RJ Leniel Borel organizou um protesto em frente ao TJ-RJ

"Eu me senti muito solitária na gravidez e, na pandemia, eu me senti solitária novamente", disse Monique ao explicar o período que culminou no término do casamento. Ela contou que, junto com a crise do relacionamento, o casal também passou por dificuldades financeiras. 

Apesar de estarem morando juntos durante a pandemia, Monique informou que Leniel continuava muito ocupado. Eles tiveram brigas por motivos corriqueiros.

Embora os pais de Monique fossem contra a separação, ela e o filho foram morar com os avós maternos do menino. "Foi um acúmulo de coisas e desagrados", contou.

No dia 31 de agosto de 2020, ela conheceu Jairinho. 

Namoro com Jairo

De acordo com Monique, a aproximação de Jairo foi pelo Instagram. Ele a teria contatado com a justificativa de querer conquistar votos na comunidade onde ela atuava como diretora de escola. 

Então eles marcaram um encontro profissional em um shopping da Barra da Tijuca no dia 31. Na conversa, Monique se lembra de que eles falaram sobre os respectivos filhos e a atuação política do agora ex-vereador.

Dois dias depois, a então diretora de escola relatou que Jairo a apresentou como namorada em uma reunião com desembargadores. A relação dos dois começou a se estreitar em meados de setembro, mesmo com a forte presença de Leniel na rotina de Henry.

Enquanto Monique dava entrada no divórcio, o político se preparava para a eleição daquele ano. "Jairinho tinha muito ciúme do Leniel, porque ele [Leniel] sempre foi muito bem recebido na minha casa", relatou a ré.

Encontro de Henry com Jairo

Monique Medeiros depôs sobre o episódio em que Henry conheceu Jairo em um encontro sem preparação, quando mãe e filho almoçavam em um shopping também na Barra da Tijuca. Segundo ela, o vereador foi apresentado como "o médico da mamãe" naquele dia, por não saber como chamá-lo naquele momento.

Monique oficializou o namoro com Jairo após eleição
Monique oficializou o namoro com Jairo após eleição Monique oficializou o namoro com Jairo após eleição

A criança e o futuro padrasto se deram bem e brincaram no restaurante, o que deixou Monique "abobada". Após a vitória de Jairinho na eleição, em outubro, os dois começaram a namorar oficialmente. 

"Ele [Jairo] era muito abusivo e dizia ter sido assim em outros relacionamentos também", contou Monique. Nesse período, a mãe de Henry Borel diz ter conhecido uma ex-namorada de Jairinho, com quem teve uma relação extraconjugal por seis anos.

Em uma conversa entre os três, Jairo, Monique e Débora, a professora diz ter percebido o comportamento problemático do médico pelas palavras que ele disse à ex.

Comportamento abusivo

Monique disse ter achado que o comportamento ciumento de Jairinho fosse normal e saudável em um relacionamento, apesar de não ter vivenciado isso com Leniel. De acordo com o relato, o médico disse que ela não poderia responder a homens em redes sociais e mandou que ela os bloqueasse.

Em uma ida à academia, em Bangu, Monique contou que Jairo havia contratado uma pessoa para segui-la. O namorado a controlava enquanto ela trabalhava e desconfiava dos passos da diretora de escola. 

O depoimento continua na tarde desta quarta-feira (9). 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.