Logo R7.com
RecordPlus

Justiça aprova plano de recuperação judicial para garantir funcionamento dos trens no Rio

Nova medida cria fundo especial e empresa poderá vender bens sem transferir as dívidas

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

  • Google News
Com a medida, será criado um fundo especial Reprodução/Record Rio

A Justiça do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (4) uma nova etapa do plano de recuperação da Supervia, empresa responsável pelos trens urbanos. A decisão foi tomada pela 6ª Vara Empresarial da Capital e ajuda a garantir a continuidade do serviço, que estava ameaçado por uma crise financeira.

Com a medida, será criado um fundo especial e a empresa poderá vender parte de seus bens separadamente, sem que o comprador herde dívidas antigas. Isso facilita a entrada de novos investidores e ajuda a manter os empregos e o funcionamento dos trens.


O juiz Victor Agustin Cunha Torres destacou que, há pouco mais de um ano, o sistema ferroviário corria risco de colapso. Segundo ele, o esforço conjunto entre os envolvidos e o compromisso com o interesse público foram essenciais para evitar que o transporte entrasse em colapso.

A decisão também autoriza a criação da chamada “UPI Ferroviária” — uma unidade com bens e direitos que pode ser vendida sem os problemas financeiros da Supervia. Os atuais controladores da empresa terão que transferir recursos para o novo fundo, que será usado para manter o serviço funcionando.


A concessionária já havia anunciado em abril de 2023 que iria entregar a operação do sistema de trens sob a alegação de desequilíbrio financeiro.

Em novembro de 2024, a empresa e o governo do estado firmaram um acordo de transição para que uma nova concessionária assuma o serviço. À época, a expectativa era que mudança ocorresse ainda em 2025.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.