Justiça do Rio decide manter Niemeyer fechada até fim das obras
Recurso da Prefeitura foi negado por unanimidade pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Via está interditada desde 28 de maio
Rio de Janeiro|Karolaine Silva, do R7*
A Justiça do Rio decidiu, nesta quarta-feira (18), que a avenida Niemeyer, via expressa que liga as zonas oste e sul, deve continuar interditada até que as obras emergenciais estejam completamente construídas.
Leia mais: RJ: policial militar é vítima de latrocínio em Anchieta
O recurso da Prefeitura do Rio foi negado por unanimidade pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Os três desembargadores votaram pela manutaneção da interdição da via.
A avenida Niemeyer é a principal interligação entre São Conrado e Leblon e foi interditada no dia 28 de maio a pedido do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro). Segundo o órgão, há risco de deslizamentos nas encostas, o que coloca em risco os motoristas que trafegam pela região.
No despacho, a juíza Mirela Erbisti, titular da 3ª Vara de Fazenda Pública, concordou com a tese do MP e disse que a via seria fechada porque “tragédia não tem data marcada para acontecer”.
No entanto, um laudo da SMIH (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação), apresentado ao MP, apontou que todas as rochas que poderiam oferecer risco já haviam sido retiradas e contidas, assim como 17 residências e todo o entulho.
Por causa do fechamento da via, pela qual circulam pelo menos 36 mil veículos por dia, bairros como Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado sofrem com impacto no trânsito. O mesmo ocorre na saída da Barra da Tijuca, pela avenida Armando Lombardi.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Ana Vinhas