Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Laudo do TJ não confirma manipulação em imagens da cela de Garotinho

Nova análise foi solicitada pela Justiça após o MP-RJ informar que o sistema de câmeras da cadeia de Benfica apresentava falhas

Rio de Janeiro|Juliana Valente, do R7

Garotinho alega ter sido agredido com um taco de beisebol
Garotinho alega ter sido agredido com um taco de beisebol Garotinho alega ter sido agredido com um taco de beisebol

Após análise das imagens de duas câmeras de segurança próximas a cela do ex-governador do Rio Anthony Garotinho, peritos do setor de segurança eletrônica do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) apontaram que "não podemos confirmar tecnicamente que tenha havido manipulação na gravação do fluxo de imagens". Esse novo laudo foi pedido pela Justiça após, em janeiro, o MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) informar que o sistema de câmeras da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, tinha falhas. 

O relatório apresentado pelo TJ explica que a câmera 'Galeria B Meio', que á acionada mediante a movimentação, grava normalmente as palmas batidas por Garotinho, às 1h32, para chamar a atenção de agentes penitenciários. A outra câmera analisada pelos peritos foi a 'Galeria B Fundos' que grava o ambiente sem interrupção. Ainda segundo o documento, este equipamento não possui condições ideais para visualização pois há interferência, baixa iluminação e está distante do fato ocorrido, o que invializa a visão do movimento das palmas. 

A nota explica ainda que devido a essas condições, os peritos precisaram aproximar as imagens e, assim, foi possível verificar uma variação de tons e luminosidade no momento das palmas do ex-governador. 

Agressão Garotinho

Publicidade

No período em que esteve preso na Cadeia de Benfica, em novembro do ano passado, o ex-governador informou que foi agredido no joelho, por um agente penitenciário, com um taco de beisebol. Após a agressão, o ex-governador chegou a ser atendido pelo ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes, preso na mesma unidade.

Devido a essa suposta agressão, Garotinho foi transferido para o Presídio Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, onde passou por exames para comprovar as agressões e prestou depoimento à Polícia Civil do Rio para relatar o que teria ocorrido. Na ocasião, ele ainda chegou a fazer um retrato falado do suposto agressor.

Publicidade

Em nota, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) afirmou que não encontrou provas da agressão alegada pelo ex-governador.

Desdobramentos

Publicidade

A denúncia de Garotinho causou uma revista do Ministério Público na cadeia de Benfica. Na vistoria, promotores encontraram alimentos importados e outras mercadorias irregulares na ala onde o também ex-governador do Rio Sérgio Cabral estava preso. Entre os produtos estavam iogurtes, alimentos importados, queijos, castanhas, frios, cafeteira, eletrônicos e outras mercadorias não permitidas pela Seap.

*Estagiária do R7, supervisionada por PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.