Mais de 250 presos não retornam para cadeia após ‘saidinha’ no RJ; saiba quem são os detentos de alta periculosidade que estão na lista
Cerca de 58% dos internos que não retornaram são vinculados à facção criminosa Comando Vermelho
Rio de Janeiro|Do R7

Ao menos 259 presos não retornaram para a cadeia no Rio de Janeiro após a “saidinha de Natal” — a VPL (Visita Periódica ao Lar), segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). Ao todo, 1.868 detentos receberam o benefício.
O relatório destacou que cinco dos fugitivos são classificados como de alta periculosidade, entre eles estão:
- Tiago Vinicius Vieira (Dourado, TCP);
- André Luiz de Almeida (Nestor do Tuiuti, CV);
- Márcio Aurélio Martinez Martelo (Bolado, CV);
- Sérgio Luiz Rodrigues Ferreira (Salgueiro ou Problema, CV);
- Fábio Lima (Gordo, CV), com históricos de envolvimento em tráfico de drogas, tráfico de armas e roubos, além de atuação em posições de liderança.
A Seap ainda mapeou a quais facções criminosas os detentos que não retornaram aos presídios estão ligados:
- 150 internos vinculados ao Comando Vermelho, o que representa 58,1% dos casos;
- 46 (17,8%) não possuíam facção definida;
- 39 (15,1%) eram ligados ao Terceiro Comando Puro;
- 23 (8,9%) à facção Amigos dos Amigos.
O levantamento revelou que entre os beneficiados constavam ainda 21 policiais e 23 milicianos, grupo que retornou integralmente às unidades prisionais, sem registro de evasão.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














