Rio de Janeiro Mancha negra aparece na praia da Barra da Tijuca 

Mancha negra aparece na praia da Barra da Tijuca 

Biólogo Mário Moscatelli alertou nas redes sociais sobre despejo irregular de esgotos nas águas, gerando impactos ambiental e econômico 

  • Rio de Janeiro | Isabela Afonso, do R7*

Mancha negra apareceu na praia da Barra

Mancha negra apareceu na praia da Barra

Projeto Olho Verde/ Mario Moscatelli

Uma mancha negra apareceu no canal da Joatinga, na zona sul do Rio, em direção ao mar da Barra da Tijuca, zona oeste, nesta quarta-feira (5).

Segundo o biólogo Mario Moscatelli, a falta de saneamento universalizado é uma das causas do problema.

Ele ressaltou que o esgoto produzido pelas favelas e pelas construções "ditas ordenadas" é despejado nas bacias hidrográficas, se espalhando por rios, lagoas e praias.

“Praia da Barra ou melhor dizendo do Barro, durante a maré baixa, extravasando tudo de podre que é lançado dos rios para as lagoas e dessas para a praia do Barro. Crime sem castigo que afeta ambientalmente, economicamente e a saúde pública de toda a região da baixada de Jacarepaguá”, escreveu Moscatelli em uma rede social.

Em nota, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) informou que a variação das marés fez com que as águas da lagoa da Barra atingissem as praias por meio do canal da Joatinga, o que ocasionou o aparecimento da mancha.

O último boletim emitido na última segunda-feira (3) apontou que dois pontos da praia da Barra, no Quebra Mar e em frente ao 2º posto dos bombeiros, estavam impróprios para banhistas.

Assista ao vídeo:

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas