Ministério da Agricultura e Pecuária confirma gripe aviária em aves mortas no Bioparque
Galinhas-d’angola e pavões foram atingidos pelo vírus
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, em comunicado oficial, nesta sexta-feira (25) que galinhas-d’angola e pavões morreram no Bioparque do Rio de Janeiro, após terem sido contaminadas por gripe aviária.
O local, que é compartilhado com outras espécies, abrigava 16 galinhas-d’angola e a maioria das aves morreu em decorrência da doença, restando apenas três. Um pavão também veio a óbito e outro apresentou sinais clínicos.
“Com a confirmação da gripe aviária, os animais foram sacrificados como medida sanitária para conter a disseminação do vírus”, diz a nota do Mapa.
O caso foi registrado em 17 de julho, após o serviço veterinário oficial do estado do Rio de Janeiro, vinculado à Seapa-RJ (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), receber alerta sobre mortes súbitas de galinhas-d’angola no local.
Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, em São Paulo, referência na América do Sul para diagnóstico do vírus, confirmou tratar-se do subtipo H5N1.
As visitações ao Bioparque foram temporariamente suspensas para avaliação de risco. A equipe técnica do local, composta por médicos-veterinários, biólogos e zootecnistas, realiza monitoramento contínuo dos animais para identificação precoce de sinais clínicos da doença.
Casos de transmissão do vírus H5N1 para humanos são raros. Porém, se nesse período de monitoramento uma dessas pessoas apresentar algum sintoma respiratório, será aberto um protocolo de caso suspeito humano, e a pessoa orientada a ficar em isolamento em sua própria residência.
Nota enviada à imprensa pelo Bioparque
“O BioParque do Rio confirma novos óbitos de animais na área da Savana Africana, totalizando 16 galinhas-d’angola e 2 pavões. Esta área permanece interditada por 14 dias como medida preventiva, conforme protocolos internacionais de biossegurança. O caso segue sendo acompanhado por meio de monitoramento contínuo realizado pela equipe técnica, com apoio das autoridades sanitárias competentes.
Mantendo o compromisso com o bem-estar animal e a transparência, o parque informa que as demais áreas permanecem abertas ao público, com todas as medidas de segurança adotadas".
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













