Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministro da Justiça diz que Arquivo Nacional não corre risco de incêndio

Prédio no centro do Rio abriga maior acervo documental do país, incluindo itens como a primeira Constituição do país, datada de 1824, e a Lei Áurea

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Em visita de inspeção nesta terça-feira (25) ao Arquivo Nacional, no centro do Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que o governo federal vem dedicando tempo, atenção e investimento para garantir a segurança do complexo arquitetônico do órgão.

O Arquivo Nacional abriga o maior acervo documental do país, estimado em mais de 55 km de documentos textuais, cartográficos, iconográficos, sonoros e de imagens em movimento, incluindo itens únicos como a primeira Constituição do país, datada de 1824, e a Lei Áurea, que declarou extinta a escravidão no Brasil.

Torquato Jardim afirmou que o orçamento deste ano do Arquivo Nacional foi 33% maior do que o do ano passado, o que possibilita a realização das obras de prevenção e adequação das instalações do órgão às exigências do laudo emitido em 2016 pelo Corpo de Bombeiros para a garantia e segurança do complexo contra a ocorrência de sinistros.

“O ambiente é seguro e não há perigo algum de incêndio ou de sinistro de larga escala. O que temos por recomendação do Corpo de Bombeiros é uma série de critérios a serem adotados visando a manutenção e recuperação do Bloco F, o mais moderno [e onde estão concentrados a esmagadora maioria do acervo documental do órgão]”, informou.

Publicidade

Funcionamento

O ministro da Justiça disse que o funcionamento do arquivo é normal, vem sendo expandido e que não há problemas de falta de verba, ressaltando que está em vigor um contrato de manutenção predial de R$ 1,2 milhão por mês.

Publicidade

“De dezembro do ano passado até agora já foram realizados 7,4 milhões de acessos ao banco de dados do Arquivo pela internet, que resultou no atendimento a 56 mil usuários pessoalmente ou a distância”, afirmou.

Torquato Jardim, que estava acompanhado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey, ressaltou que o laudo emitido pelos bombeiros para aumentar a segurança do órgão está sendo atendido passo a passo e que o prazo de conclusão das diligências será atendido.

Publicidade

Além disso, o coronel Robaney confirmou o bom andamento do atendimento às exigências contidas no laudo da corporação.

“São exigências de difícil execução, tendo em vista que é uma edificação centenária, mas que vem sendo feita adequadamente apesar de se tratar de um prédio tombado. Mas elas vêm sendo cumpridas e corrigidas e a gente vê a preocupação de se evitar gambiaras e instalações inadequadas na execução das obras. É um prédio que está muito bem conservados e que não nos traz preocupações”, afirmou.

O laudo

O laudo dos bombeiros foi emitido em 2016 e faz uma série de exigências referentes ao complexo arquitetônico do Arquivo Nacional. As situações nele descritas apontam a necessidade de ajustar o conjunto de edificações às exigências contidas em normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do próprio Corpo de Bombeiros.

O documento estabeleceu um prazo de execução da obra de 3 anos, com término previsto para março de 2019. Segundo a assessoria de imprensa do Arquivo Nacional, alguns destes itens já foram cumpridos, como, por exemplo, a contratação dos brigadistas e a recarga de extintores de incêndio e de mangueiras, com validade até junho de 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.