Mortes por agentes do Estado aumentam em 42% no Rio
Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) são comparativos entre os meses de fevereiro de 2018 e 2019; letalidade violenta apresentou queda: 29%
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O ISP (Instituto de Segurança Pública) do Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 42% nas mortes por intervenção de agentes do Estado. Os dados são comparações dos números de fevereiro de 2018 e 2019.
Wilson Witzel defende 'tiro na cabeça' de criminosos com fuzil
Entretanto, o índice apresentou uma redução de 9% em relação a janeiro deste ano, mês em que a Polícia do Rio matou 160 pessoas em 31 dias, contra 145 mortes em fevereiro.
Os números de janeiro foram o segundo maior número da série histórica, iniciada em 1998. Os dados são baseados em registros de ocorrência feitos nas delegacias da Polícia Civil do Rio.
Leia também
Os índices de letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) apresentaram uma redução de 28%, ainda em comparação a fevereiro de 2018.
As 476 vítimas de letalidade violenta representam o segundo menor número do índice nos últimos 14 meses, que já chegou a 654 em janeiro do ano passado.
O roubo de veículos e roubo de cargas também tiveram reduções de 26% e 13%, respectivamente, em relação a fevereiro do último ano.
Assista: Polícia prende quadrilha que praticava roubo de cargas no Rio
*Estagiário do R7, sob supervisão de Leonardo Martins