Motoristas de ônibus decretam estado de greve no Rio
Cerca de 350 rodoviários aprovaram decisão em assembleia; categoria pode entrar em greve se não tiver reivindicações atendidas
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
Os motoristas de ônibus urbanos da cidade do Rio de Janeiro decidiram, durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (4), decretar estado de greve por 72 horas. A iminência de uma paralisação está sendo usada para pressionar o sindicato das empresas de ônibus do município, o RioÔnibus. Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial, o pagamento de salários e benefícios atrasados e o fim da dupla função para motoristas.
Segundo o Sintraturb-Rio (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio), caso os empresários não apresentem uma proposta, a categoria iniciará uma paralisação por tempo indeterminado.
"Vamos dar mais um crédito aos empresários para que, desta vez, eles cumpram com a palavra", disse o presidente do Sintraturb-Rio, Sebastião José.
Em dezembro passado, o prefeito Marcelo Crivella sancionou a Lei 6.304, que proíbe a dupla função de motorista e cobrador nos ônibus. Mas, na prática, os rodoviários do município continuam acumulando as duas tarefas.
Procurado pelo R7, o RioÔnibus informou que conforme já acordado com o Sintraturb, iniciará as negociações solicitadas o quanto antes.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa