Logo R7.com
Logo do PlayPlus

MPRJ alerta para risco de novos acidentes na Ciclovia Tim Maia

Após vistoria, promotoria diz que obras realizadas não garantem segurança

Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV

Trecho na avenida Niemeyer desabou em abril de 2016
Trecho na avenida Niemeyer desabou em abril de 2016

O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística da Capital, alertou, nesta quinta-feira (19), para riscos de novos desabamentos na Ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio. Em abril de 2016, parte da estrutura se rompeu e deixou dos mortos

Em nota, o MPRJ informou que “as obras realizadas pelo consórcio responsável pela ciclovia não são suficientes para garantir um mínimo de segurança, não tendo sido sequer precedidas dos necessários estudos hidrológicos”.

A avaliação foi feita pelo Gate/MPRJ (Grupo de Apoio Técnico), que realizou vistoria no local. Além disso, o grupo constatou que, mesmo depois das obras, ainda persistem diversos pontos de corrosão e falhas na estrutura da ciclovia.

A vistoria identificou também diversas localidades com relevo rochoso similar ao do local onde ocorreu o colapso. De acordo com o Gate/MPRJ, "a tragédia poderia se repetir, diante da não realização dos estudos hidrológicos necessários, da corrosão e do mau estado das estruturas de suporte da ciclovia".

Ainda de acordo com o MPRJ, nos autos do processo, a Prefeitura do Rio e o consórcio Contemat-Concrejato fizeram impugnações ao laudo de vistoria realizado pelo Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) com considerações de adoção de providências prévias e necessárias para a liberação da ciclovia. Entretanto, antes que o Crea se pronunciasse, o consórcio realizou as obras. Além da continuidade dos estudos, o MPRJ requereu à Justiça a intimação do Crea para se manifestar sobre o assunto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.