MPRJ faz recomendações para cemitérios de municípios do RJ
Objeto é verificar os impactos ambientais dos sepultamentos em massa nas cidades adjacências do rio Guandu e do complexo Imunana- Laranjal
Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*
Devido à pandemia da covid-19, o MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) expediu recomendações e a ampliação da capacidade dos cemitérios de seis municípios do Rio de Janeiro que fazem adjacências com o rio Guandu e o complexo Imunana- Laranjal.
Leia também: Governo do Rio assume gestão de sete hospitais de campanha
Segundo a procuradoria, o objeto das medidas é verificar os impactos ambientais dos sepultamentos em massa nas cidades de Seropédica, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, além de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Itaboraí, no sul e sudeste do estado.
A investigação do MPRJ aponta que as aberturas de novas covas sem obedecer as normas de preservação ambiental pode ocasionar graves danos ao solo e aos corpos hídricos.
Ação será executada por meio do GAEMA/MPRJ (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente), em conjunto com a FT-COVID19/MPRJ (Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19).
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa