Mulher segue internada 1 mês após desabamento em Rio das Pedras
Na tragédia, duas pessoas morreram, pai e filha. Kiara Abreu, mãe e mulher das vítimas, permanece hospitalizada em situação crítica
Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7*
O desabamento de um prédio na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro, completa um mês neste sábado (3). Na tragédia, Natan Gomes, de 30 anos, e Maitê, de 3 anos, pai e filha, morreram. A esposa de Natan e mãe de Maitê, Kiara Abreu, foi resgatada com vida e segue internada em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul.
Outra vítima, Nataliela de Souza, foi transferida para o Hospital de Andaraí, em Queimados, e segue internada em estado estável. Mais três pessoas foram resgatadas com vida e sem gravidade durante a madrugada do acidente.
O prédio era da família de Natan, e foi construído pelo pai da vítima, Genivan Gomes Macedo. De acordo com a Prefeitura do Rio, oito famílias foram afetadas pelo desabamento e receberam apoio. Ninguém optou ficar em abrigos, todos se abrigaram em casas de familiares.
Em entrevista à Record TV Rio, a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, afirmou que desde o desabamento, denúncias de imóveis com problemas aumentaram consideravelmente.
"Estamos aqui todos os dias! A população tem que saber o Poder Público não está distante. Desde a tragédia aumentou muito o número de ligações para o 199 (Defesa Civil) e no 1746 (Prefeitura do Rio) de pessoas preocupadas com rachaduras e outros problemas em seus imóveis”, afirmou.
Em nota, a Defesa Civil informou que, desde a queda do prédio, fez 39 vistorias, 21 interdições e duas demolições de prédios, além da retirada de dois pavimentos em outro imóvel.
As investigações estão em andamento por meio da força-tarefa composta pela 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara), DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) e a Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais). Testemunhas foram ouvidas e diligências estão sendo realizadas para esclarecer as causas do desabamento.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Raphael Hakime