Niterói começa a flexibilizar regras de isolamento social
Município que havia decretado bloqueio total, retoma algumas atividades essenciais nesta quinta-feira (21). Cidade só volta à normalidade com vacina
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, iniciou nesta quinta-feira (21) um processo de flexibilização das regras de isolamento social. A cidade havia entrado em lockdown (bloqueio de todas atividades não essenciais) no último dia 11, devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio.
Secretário do RJ confirma amizade com empresário preso na Lava Jato
Segundo a prefeitura, a saída do bloqueio segue um plano desenvolvido por técnicos municipais, representantes dos empresários e especialistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
No plano adotado por Niterói, o município seguirá um sistema de cores: vermelho (bloqueio total), laranja, amarelo e verde (normalidade).
Hoje, a cidade entrou no nível laranja, que permite que algumas atividades não essenciais voltem a ser realizadas, mas com restrições. As autoridades sanitárias do município continuarão acompanhando a curva de casos de covid-19, para definir se fica no nível laranja, retorna ao vermelho ou progride para o amarelo.
De acordo com a prefeitura, o município só retomará o nível verde quando houver uma vacina contra o novo coronavírus.
O mesmo sistema de cores foi adotado ontem pelo estado do Rio de Janeiro, de acordo com a ocupação de leitos hospitalares e curva de contaminação: vermelho, amarelo e verde. A diferença é que o estado está no nível vermelho, mas o governador não decretou o bloqueio completo.
Dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que o estado tem 30.372 casos confirmados e 3.237 mortes por covid-19. Niterói registra 1.968 casos (a segunda cidade com mais casos no estado) e 65 mortes (o quinto maior número entre os municípios fluminenses).