Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Niterói começa a vacinar jovens de 12 a 17 anos contra a covid-19

Doses da Pfizer serão aplicadas em adolescente com comorbidades ou deficiência; Rio faz repescagem para público com 35 anos

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio

Jovem de 17 anos com síndrome de Down foi a primeira a se vacinar nesta quinta-feira (22)
Jovem de 17 anos com síndrome de Down foi a primeira a se vacinar nesta quinta-feira (22)

A cidade de Niterói é a primeira do Rio de Janeiro e uma das primeiras do Brasil a vacinar jovens de 12 a 17 anos contra a covid-19. Nesta quinta-feira (22), o município inicia a vacinação para adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes com 17 anos. Já na capital, haverá respescagem para pessoas com 35 anos. 

Hoje, a primeira adolescente a receber a vacina em Niterói foi a estudante Maria Fernanda, portadora de síndrome de Down. A mãe da jovem, Beatriz Froés, fez um alerta sobre a importância de vacinar pessoas com deficiência e comorbidades. 

“Quando paralisam os tratamentos, eles regridem, e isso é comprovado cientificamente. É muito necessária essa vacinação até porque as comorbidades e as deficiências implicam numa maior gravidade caso eles adquiram a doença", comentou Beatriz Fróes, depois da filha ter recebido a aplicação.

De acordo com o prefeito Axel Grael, a cidade busca imunizar todos os niteroienses o mais rápido possível e com segurança. "A previsão é que cerca de dois mil jovens da cidade sejam imunizados contra a covid-19”, apontou Axel Grael.


Amanhã (23), será a vez das pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes com 16 anos em Niterói. Segundo a Prefeitura do município, o calendário de imunização será divulgado em breve, considerando a chegada de remessas da Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde.

"Com o avanço da vacinação em Niterói, que já ultrapassou 80% da população acima de 18 anos, podemos ampliar a oferta da vacina para os adolescentes, alcançar ainda mais pessoas e salvar vidas [...]", afirmou o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.


Aqueles fazem parte deste grupo devem procurar um dos dois pontos em que está havendo a aplicação do imunizante: Policlínica Carlos Antônio Silva, em São Lourenço, e no drive thru do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em São Domingos.

Vacinação no Rio


Hoje e amanhã, a capital vacina mulheres e homens com 35 anos ou mais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida foi tomada em decorrência da baixa cobertura vacinal deste grupo.

A Prefeitura do Rio prevê que a vacinação para os adolescentes de 17 a 12 anos comece no dia 23 de agosto, sendo concluída em 10 de setembro.

Envio de doses

A Secretaria Estadual de Saúde recebeu 104.130 doses da Pfizer nesta quarta-feira (21). De acordo com a Pasta, Niterói, Itaboraí e o Rio já retiraram a remessa destinada às cidades.

Além da Pfizer, o estado também recebeu 242.420 da Oxford/Astrazeneca e 138.200 de CoronaVac. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.