Novo código disciplinar obriga taxis no Rio a ter GPS e a rodar 40 horas por semana
A partir de janeiro de 2015, nenhum carro com mais de 6 anos de fabricação poderá ser taxi
Rio de Janeiro|Do R7

Os 33 mil taxis da cidade do Rio de Janeiro terão que se adaptar ao novo código disciplinar da categoria, publicado nesta sexta-feira (27) pela prefeitura no Diário Oficial. Os motoristas terão que contar com GPS nos veículos, rodar no mínimo 40 horas semanais e trabalhar com carros com até seis anos de fabricação.
As primeiras frotas obrigadas a se adequar serão aquelas com pontos em aeroportos, rodoviária e em atrações turísticas. Até junho de 2014, todos os profissionais destas cooperativas precisarão ter GPS instalado no carro. As demais cooperativas têm até dezembro de 2014 para providenciar o aparelho. Os autônomos têm até janeiro de 2015 para fazer o mesmo.
A contagem das 40 horas mínimas de trabalho será feita via GPS pela prefeitura. A partir de janeiro de 2015, todos os taxis deverão ter, no máximo, seis anos de fabricação e contar com ar condicionado e impressora para recibos. Os porta-malas precisarão ter capacidade mínima de 350 litros.
Os profissionais também terão que passar por cursos de aperfeiçoamento e relacionamentos. Aqueles que desrespeitarem as normas pagarão multas entre R$ 84,22 e R$ 625,70, além de terem, como pena máxima, a perda da concessão.















