Oito pacientes recebem alta após se curarem da covid-19 em Niterói
Segundo a prefeitura, no Hospital Oceânicos, dois homens que desenvolveram a forma grave da doença já reencontraram os familiares
Rio de Janeiro|Do R7
A Prefeitura de Niterói confirmou, nesta sexta-feira (1º), que oito pacientes que desenvolveram a forma grave da covid-19, receberam alta em duas unidades de saúde do município, onde já foram registrados 344 casos e 25 mortes em decorrência do novo coronavírus.
No Hospital Oceânico, em Piratininga, Alexandre das Chagas Fernandes, de 51 anos, e Luis Fernando Silva, de 68, foram dois dos três pacientes que se recuperam da doença na quinta (30).
Os pacientes, que ficaram no CTI (Centro de Terapia Intensiva) com quadro de insuficiência respiratória grave, receberam aplausos da equipe médica no momento em que deixavam a unidade.
Após passar sete dias no CTI, o vendedor Alexandre estava visivelmente emocionado:
"Eu não tenho como expressar o sentimento de gratidão a todos vocês. Estiveram o tempo todo comigo, fiquei impressionado com o cuidado, parecia de um pai com um filho. Agora estou com a sensação de viver novamente, louco para voltar para casa e ao convívio da minha família. Muito obrigado", desabafou.
Já o aposentado Luís Fernando relembrou da chegada ao hospital no reencontro com a família:
"Nunca pensei passar por isso na vida. Quando entrei aqui estava com uma falta de ar e tive a sensação de entrar num lugar que não sabia se ia retornar. Ficava pensando que talvez não acordaria mais. Hoje é uma alegria incrível poder voltar para casa, é como nascer de novo. Só tenho a agradecer a equipe que me acompanhou o tempo inteiro", relatou.
Leia também
O médico intensivista Rogério Silveira, que acompanhou de perto os dois casos no CTI, destacou o trabalho da equipe.
"Os pacientes chegaram graves. O Alexandre, por exemplo, ficou no limite de ir para a intubação com uma insuficiência bem significativa, mas a equipe fez todos os procedimentos necessários e aos pouquinhos ele foi melhorando. Eles nos surpreenderam pela evolução e tudo ocorreu bem", disse o médico.
Hospital Oceânico
Segundo a Prefeitura de Niterói, o Hospital Oceânico é o primeiro de referência inaugurado apenas para atender casos graves de coronavírus. O novo hospital foi construído pela iniciativa privada, nunca foi inaugurado e estava fechado há dois anos quando foi arrendado pela Prefeitura como uma das medidas para garantir o auxílio médico para a população da cidade durante a pandemia.