Operação investiga fraude em contratação de merendas na Prefeitura de Japeri (RJ)
Polícia Civil identificou em contratos valores incompatíveis com o mercado, que variavam cerca de 375%
Rio de Janeiro|Do R7

A Polícia Civil faz uma operação, nesta quinta-feira (27), para cumprir sete mandados de busca e apreensão por suspeita de fraude em contratação e fornecimento de alimentos para merenda de escolas do município de Japeri, na Baixada Fluminense.
Entre os alvos da Operação Overprice está a Prefeitura de Japeri, por contratos firmados em 2017. Os agentes investigam crimes de peculato e dispensa indevida de licitação.
Segundo a polícia, empresas foram contratadas para fornecimento de alimentos para a merenda escolar com valores incompatíveis, que chegavam a variar de 375% de diferença para os preços praticados pelo mercado.
A investigação reveleou que uma das empresas assinou um contrato emergencial de seis meses, no valor de R$ 571.555,05. No entanto, o acordo foi anulado pelo TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio).
Na sequência, foi realizado um pregão para o fornecimento da merenda, que contratou outras empresas por mais de R$ 10 milhões, ainda de acordo com a polícia.
As investigações estão em andamento e, segundo a polícia, as empresas envolvidas tiveram o sigilo fiscal quebrado por ordem da Justiça.















